Portal do SERPRO

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Serviços Rede SERPRO
Acções do Documento
Serviços >> Rede SERPRO

Rede Serpro - Backbone MPLS - Julho 2011
 

A Rede de Comunicação SERPRO provê a infra-estrutura adequada para que os serviços de TI do Governo Federal possam ser entregues em todo o Brasil, estendendo o alcance das Políticas de Governo e valorizando a cidadania do brasileiro.

São 2.010 pontos de presença da Rede SERPRO, dedicados aos órgãos de governo clientes do SERPRO, em apoio a suas atividades finalísticas, a que se acrescentam as conexões de 1.201 redes nacionais. Estas últimas,  agregadas em portas concentradoras de redes públicas, servem a  grupos de interesse com foco em sistemas providos pelo SERPRO (como o SISCOMEX, por exemplo), órgãos públicos das esferas estaduais e municipais e outras entidades credenciadas ou conveniadas com o SERPRO ou seus Clientes. 

Todos esses pontos de acesso, próprios e de terceiros, que em conjunto representam uma vazão total de 2.4 Gbps, se integram no backbone do SERPRO, uma moderna rede estruturada sobre tecnologia SDH (Synchronous Digital Hierarchy), que garante redundância física e tolerância a falhas, e implementada logicamente como uma rede MPLS (Multi-Protocol Label Switching), uma arquitetura voltada para a especialização e otimização de serviços.   A capacidade total instalada do backbone é de 3.9 Gbps, o que permite tratar a demanda de toda a malha de acesso, prover contingência de roteamento e abrigar eventuais demandas de expansão, de forma controlada. O tempo médio de propagação, um dos mais confiáveis indicadores da saúde de uma rede, é inferior a 300 ms, para acessos terrestres, em todo o território nacional.

O alcance dos serviços disponibilizados pelo SERPRO transcende a dimensão física da rede. São 325.000 usuários cadastrados no sistema de acesso (“senha-rede”), em 3.948 municípios brasileiros. E um incontável número de usuários não-cadastrados que, por meio da Internet, se beneficiam dos serviços disponibilizados ao cidadão.  Neste particular, também, o SERPRO apresenta números superlativos: a vazão total dos troncos de publicação e acesso à Internet monta a  4.002 Gbps, e a infraestrutura de suporte aos ambientes de publicação e troncos de acesso para usuários corporativos da Rede de Comunicação SERPRO comporta 4,4 milhão de acessos simultâneos.

As características de alcance, confiabilidade, alta disponibilidade, gerenciamento de serviços e gerenciamento de segurança fazem da Rede de Comunicação SERPRO o ambiente mais favorável para disponibilização, de maneira ágil e integrada, dos serviços dos diversos Órgãos da Administração Pública Federal.